quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O QUE É CIÊNCIA?

O termo ciência vem do latim scientia, que significa "conhecimento". Assim, como ponto de partida, podemos definir ciência como campo de atividade humana que se dedica à construção de um conhecimento sistemático e seguro a respeito dos fenômenos do mundo. 
Por que dissemos "sistemático e seguro"? Porque, como já vimos, a palavra conhecimento pode ser usada no sentido geral (Lato sensu) e em sentido restrito (Stricto sensu), que é o conhecimento sólido, bem fundamentado. Trata-se daquilo que os gregos chamavam de episteme, tipo de conhecimento que interessa à ciência. Por isso, a investigação sobre o conhecimento obtido pela ciência é conhecida como epistemologia.

OBJETIVOS DA CIÊNCIA  

Costuma-se dizer que é para tornar o mundo compreensível, proporcionando ao ser humano meios para prever situações e exercer o controle sobre a natureza.
Será  isso possível? Será que a ciência alcança a compreensão que pretende e o faz sem uso da força? 

MÉTODO CIENTÍFICO

A palavra método vem do grego méthodos, que quer dizer “caminho para chegar a um fim”. O método científico é definido como um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.

Veja o que é preciso fazer para uma teoria ser aceita no mundo científico:

Observação 
Não é preciso ser um cientista para ter este hábito: o de observar, todos nós fazemos isso o tempo inteiro. Uma observação pode ser feita a olho nu (simples) ou pode exigir a utilização de instrumentos mais avançados. Mas a diferença ao se estudar Ciências, é que as observações precisam ser precisas e cuidadosas, nos mínimos detalhes.

Hipótese 
É uma possível explicação para um fenômeno e também deve ser testada por um grande número de experimentos. Primeiramente, o pesquisador deve propor idéias lógicas ou suposições para explicar certos fenômenos e observações, e então desenvolver experimentos que testem essas hipóteses. Se confirmadas, as hipóteses podem gerar leis e teorias.

Lei 

Depois de constatado um fenômeno você poderá descrevê-lo em forma de enunciado, mas uma lei só pode ser formulada após certa quantidade de observações semelhantes. Uma lei tem a característica de descrever eventos que se manifestam de maneira invariável e uniforme.

Teoria 
Depois que a hipótese é testada por vários experimentos, ela pode dar origem a uma teoria ou modelo.
A teoria deve responder não só às questões iniciais e as que surgirem durante seu fundamento, mas deve permitir previsões sobre futuros experimentos que podem vir a modificá-la.

Sendo assim, a teoria pode ser definida como sendo um modelo científico criado por meio de experimentos.
Em suma, o Método Científico consiste em estudar um fenômeno da maneira mais racional possível, de modo a evitar enganos, sempre buscando evidências e provas para as idéias, conclusões e afirmações. É um conjunto de abordagens, técnicas e processos para formular e resolver problemas na aquisição do conhecimento.
ANÁLISE E ENTENDIMENTO
1. Caracterize o que se entende hoje por ciência, destacando seus objetivos metodologia e função.
2. Por que se diz que o método científico apresenta uma estrutura lógica? Justifique. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário