quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O HOMEM MULTIFORME




O MUNDO CONTEMPORÂNEO É MARCADO PELA REALIDADE MULTIFACETADA, COMPLEXA, COMO, ALIÁS É O PRÓPRIO HOMEM.  



NA VIDA REAL, O SER HUMANO PÓS-MODERNO  É UM SER DESEJOSO DE REALIZAÇÃO, COMO SEMPRE O FOI. https://www.youtube.com/watch?v=6F7rNL4TXS4   NO ENTANTO, EM VEZ DE CULTIVAR A INTEGRALIDADE DE SEU SER, ELE ENTREGA-SE FACILMENTE ÀS SUGESTÕES DO MERCADO E CAI NO CONSUMISMO. NO DESEJO DE CONSUMIR, ELE CAI NUMA COMPETIÇÃO DESENFREADA, SEM SOLIDARIEDADE. QUER SER LIVRE, MAS SE SUBMETE AO MERCADO GLOBALIZADO COM FACILIDADE, QUER CONSUMIR, POSSUIR E SENTIR PRAZER. E PARA ISSO, NÃO HÁ BALIZAS, NÃO HÁ LIMITES. ( REVISTA: IR AO POVO, SETEMBRO DE 2008,PP.26-29)

 A FILOSOFIA, TEM UM PAPEL SOCIAL: AJUDAR O HOMEM A SE DEFENDER DAS IDEOLOGIAS http://letras.mus.br/cazuza/43860/ DOMINANTES DESENVOLVENDO UMA CONSCIÊNCIA ABERTA E DESBLOQUEADA PARA PARTICIPAR DOS PROBLEMAS E DAS DISCUSSÕES QUE PERMEIAM A SOCIEDADE EM QUE VIVE. ASSIM, EXERCE NATURALMENTE O ATO DE FILOSOFAR.
FILOSOFAR É A ATITUDE DO HOMEM PENSAR COM LIBERDADE GUIAR-SE PELO ENCANTO, PELO DESLUMBRAMENTO E PELA CURIOSIDADE PARA DESVELAR O MUNDO COMO TAMBÉM A BUSCA DE SUAS VERDADES MAIS PROFUNDAS. PORTANTO, TODOS NASCEMOS POTENCIALMENTE APTOS PARA O EXERCÍCIO FILOSÓFICO. FILOSOFAR É HUMANIZAR-SE É EXERCITAR-SE PARA SER CADA DIA MAIS LIVRES. POIS, "O HOMEM É ELE MESMO E SUAS CIRCUNSTÂNCIAS". (ORTEGA Y GASSET).
O HOMEM MODERNO É UM HOMEM EM CRISE, POIS DE UM LADO, POSSUI CERTEZAS E DE OUTRO É DILACERADO PELA DÚVIDA. EM NOSSOS DIAS NÃO É MAIS COMUM DUVIDAR DE DEUS, DOS INCONTÁVEIS AVANÇOS DA CIÊNCIA E DE SEU PODER, MAS DUVIDA-SE DO PRÓPRIO HOMEM  E DE SUA FELICIDADE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário